Sobre o Evento

TEMA CENTRAL:
“Educação Médica Inovadora e Popular para a transformação social do Centro-Oeste”.



A ABEM E SEU PROTAGONISMO NA EDUCAÇÃO MÉDICA NO PAÍS

A Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) sucede a Associação de Escolas de Medicina do Brasil, fundada em 21 de agosto de 1962, na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. Busca aprimorar a formação dos médicos no Brasil, com um papel agregador e indutor no processo de transformação da sociedade, que contribui para a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS). A ABEM é conduzida pelo seu Estatuto Social, tem como VISÃO ser reconhecida como protagonista de melhoria na educação médica brasileira, influenciando as políticas públicas de educação e saúde e, como MISSÃO, promover o desenvolvimento da educação médica no país, visando à formação de médicos capazes de atender às necessidades de saúde da população, contribuindo para o fortalecimento do SUS e para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Atualmente sua sede fica em Brasília/DF. A cidade de Goiânia-GO irá sediar o X Congresso de Educação Médica do Centro-Oeste (X COEMCO), cujo tema será “Educação Médica Inovadora e Popular para a transformação social do Centro-Oeste”.

 

A organização do X COEMCO é de responsabilidade da regional Centro-Oeste da ABEM, representada pela Comissão Organizadora Local do evento, congregando as representações docentes e discentes das escolas e instituições associadas à Regional Centro-Oeste. Seguem todos envolvidos igualmente na organização e realização do congresso, com outros parceiros que constituem as subcomissões de Programação Científica, de Trabalhos Científicos, de Divulgação e Marketing, de Cultura, de Infraestrutura e de Alojamento.



O CONGRESSO REGIONAL

O Congresso promovido pela Regional Centro-Oeste da ABEM é um espaço privilegiado para que as discussões realizadas em âmbito local e regional alcancem docentes, discentes, residentes e preceptores dos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e do Distrito-Federal, buscando a melhoria da educação médica e o desenvolvimento da saúde regional.

 

A nossa expectativa para X COEMCO é de um evento com expressiva participação da comunidade envolvida com a educação médica, incluindo educadores, educandos e gestores a nível regional, com a estimativa de receber 500 congressistas.



PÚBLICO-ALVO

O público-alvo do X COEMCO é tradicionalmente composto por dirigentes de escolas médicas, coordenadores de cursos de medicina, membros dos Núcleos Docentes Estruturantes (NDE), dos Núcleos de Apoio Psicopedagógico, educadores (docentes e preceptores) e educandos (graduandos, residentes e pós-graduandos).



ESTRUTURA GERAL DO CONGRESSO

O X COEMCO acontecerá no formato presencial e a comissão organizadora está trabalhando para oferecer a melhor estrutura e acomodação a todos os participantes. A 10ª edição será realizada na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás (FM-UFG), em Goiânia. A FM-UFG está localizada no Setor Leste Universitário e possui uma estrutura física preparada para recepcionar eventos científicos de médio e grande porte.

 

Com relação a estrutura da FM-UFG, destaca-se o Auditório Asklépios, com capacidade para aproximadamente 380 pessoas sentadas, espaço climatizado, equipado com poltronas confortáveis, sistema de sonorização, projetor multimídia de alta resolução, iluminação adequada para apresentações e acessibilidade para pessoas com deficiência. O auditório será o principal espaço para as conferências, como o COEMCO Talks, cerimônias de abertura e encerramento. Além do Asklépios, o Anfiteatro da Faculdade, com capacidade aproximada para 150 pessoas, também pode ser utilizado para atividades simultâneas, como as apresentações de trabalho. A FM conta ainda com mais de 10 salas de aula disponíveis para o congresso, distribuídas entre o térreo e o 1º andar sendo que todas são climatizadas, equipadas com projetores, boa acústica e mobiliário adequado para dinâmicas de grupo, como o Como Fazemos. Cabe ressaltar que a FM-UFG é um espaço com facilidade de acesso para pessoas com restrição de mobilidade, possuindo rampas e elevadores para as salas de aula do 1º andar, bem como banheiros espaçosos com cabines adaptadas. Os espaços de convivência da FM, como os dois pátios, podem ser aproveitados para montagem de estandes, praça de alimentação, atividades culturais e integração dos congressistas.