Temática

TEMA CENTRAL:
“Educação Médica Inovadora e Popular para a transformação social do Centro-Oeste”.


O Congresso sempre procura trazer um tema central relacionado à melhoria da educação médica e ao desenvolvimento da saúde em nosso país. Seguindo a mesma linha, com vistas ao aprimoramento da formação de médicos e médicas para o exercício de uma profissão cada vez mais humana e socialmente referenciada, ética, reflexiva e embasada em evidência, o tema central do X COEMCO será “Educação Médica Inovadora e Popular para a transformação social do Centro-Oeste”.


A regional Centro-Oeste da ABEM apresenta, a partir do Tema Central do evento os seguintes eixos estratégicos:


EIXO 1:

Formação médica no Centro-Oeste: inovações e perspectivas para a qualificação do ensino. A discussão sobre práticas pedagógicas inovadoras na educação médica é essencial para preparar os futuros profissionais de saúde para os desafios do contexto atual e promover um processo de ensino-aprendizagem mais eficaz. Neste eixo estão compreendidas reflexões sobre metodologias de ensino e aprendizagem, formação de preceptores e de residentes, avaliação e desenvolvimento docente.


EIXO 2:
Temas emergentes em educação médica: desafios e reflexões. Os temas emergentes relacionados a desafios da atualidade têm se destacado em todas as áreas do conhecimento. Neste eixo estão compreendidas reflexões sobre saúde global, espiritualidade e medicina, curricularização da extensão e interiorização da formação médica.


EIXO 3:
Políticas públicas de educação e saúde na formação médica: equidade na medicina para a transformação social no Centro-Oeste. A inclusão de temas relacionados à saúde das populações vulneráveis e às políticas públicas reforça o compromisso da ABEM-CO e da FM/UFG em promover uma educação médica equitativa e acessível a todos e a todas. Neste eixo estão compreendidas reflexões sobre Diretrizes curriculares, participação social e controle social na formação médica, políticas de equidade e saúde mental no ensino de medicina.


EIXO 4:
Educação Médica na era digital: desafios éticos e oportunidades com a inteligência artificial. Provocar o diálogo e a reflexão acerca dos ônus e bônus do uso da inteligência artificial no ensino de Medicina tem se tornado cada vez mais urgente. Neste eixo estão compreendidas reflexões sobre novas tecnologias na educação médica, uso da inteligência artificial no ensino, ética nos ambientes virtuais de ensino e aprendizagem, uso das mídias sociais e inovação.