Trabalhos Acadêmicos

TRABALHOS PREMIADOS
8º Congresso de Educação Médica do Centro-Oeste
COEMCO

 

FORMATO:
APRESENTAÇÃO ORAL

Eixo Temático: Currículo e Avaliação

 

Título do Trabalho: “BENEFÍCIOS DO OLHAR DO PROFISSIONAL MÉDICO PARA A DIVERSIDADE ÉTNICA DA POPULAÇÃO DURANTE AS CONSULTAS.”
Autores: Ingrid Tavares de Paula, Vagner Ferreira do Nascimento, Aline de França Mangueira, Bianca Doria Piovezan


Eixo Temático: Pesquisa e Extensão Universitária

 

Título do Trabalho: “PALHAÇOTERAPIA E SUA INFLUÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.”
Autores: Vivian Miranda Dos Santos

 

Título do Trabalho: “OLHAR DISCENTE SOBRE O PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO E DE INSERÇÃO CURRICULAR DA EXTENSÃO NO ENSINO SUPERIOR.”
Autores: Gabriel Stanziola de Moraes, Paulo da Cunha Freire Neto, Sílvia Franco da Rocha Tonhom, Roseli Vernasque Bettini, Claudia Lima Cabral, Ana Carolina Nonato


 

FORMATO:
PÔSTER

Eixo Temático: Metodologias de Ensino-aprendizagem

 

Título do Trabalho: “DESAFIOS E VANTAGENS DO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO MÉDICO VIRTUAL NO CONTEXTO DA PANDEMIA PELO NOVO CORONAVÍRUS”
Autores: Ellen Larissa Santos da Rocha Maciel, 

Título do Trabalho: “AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO À DISTÂNCIA NO CURSO DE MEDICINA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA”
Autores: Marina Puerari Pieta, Paulo Cezar Muxfeldt Ferreira, Bruna Favero, Letycia Cabral Ribeiro, Carolina Menezes Nunes

Título do Trabalho: “METODOLOGIAS EFICAZES DE ENSINO ANATÔMICO NO CONTEXTO VIRTUAL PARA O PERÍODO PÓS-PANDEMIA.”
Autores: Rafael Pereira de Araújo, Vitor Neves Fiuza, Anna Melissa Noronha Oliveira,  MATHEUS DOS SANTOS CARVALHO, Arthur Menezes da Silva, Antonia Luana da Silva Oliveira

Título do Trabalho: “O ENSINO DA MEDICINA POR VIA REMOTA E A CRESCENTE PRÁTICA DA TELEMEDICINA”
Autores: Bianca de Carvalho Nóbrega, Ângelo José Rodrigues Passarelli, Gabriel Corrêa da Silva, Leda Maria Duarte Castellano, Gabriel Sucupira Vieira, Lucas de Paula Charlemont

Título do Trabalho: “IMPRESSÕES DE DOCENTES E ESTUDANTES DE MEDICINA SOBRE O ENSINO REMOTO ADOTADO DURANTE PANDEMIA DO CORONAVÍRUS DA SÍNDROME RESPIRATÓRIA AGUDA GRAVE 2.”
Autores: Gabriel Stanziola de Moraes, Camila Mugnai Vieira, Ieda Francischetti

 


Eixo Temático:
Currículo e Avaliação

 

Título do Trabalho: “A CURRICULARIZAÇÃO DO ENSINO DE SAÚDE E ESPIRITUALIDADE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DISCENTE.”
Autores: Mateus Julio Garcia da Silva, Beatriz Ramalho Moreira Baldanza

 

Título do Trabalho: “EDUCAÇÃO DEFICIENTE, SISTEMA EXCLUDENTE: ANÁLISE DO ENSINO NA GRADUAÇÃO MÉDICA SOBRE ASSISTÊNCIA À SAÚDE DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA”
Autores: Leonardo Carvalho Oliveira, Gustavo Antonio Raimondi, Laura de Lourdes Cardoso e Silva, Danilo Borges Paulino, Letícia Barbosa Caetano, Kathrein Barbosa Alves

 

Título do Trabalho: “PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL (PET) MEDICINA ENFERMAGEM DE UMA UNIVERSIDADE PARAENSE COMO ARTIFÍCIO DE TRANSFORMAÇÃO ACADÊMICA, PROFISSIONAL E SOCIAL”
Autores: Ana Luísa Barbosa da Rocha, Geisa Carvalho Bandeira, Grace Ellen Pereira Costa, Jonatan Duarte de Oliveira, Reinaldo Fernandes da Silva Junior

 

Título do Trabalho: “A IMPORTÂNCIA DO DEBATE FILOSÓFICO E PSICOLÓGICO NA FORMAÇÃO MÉDICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA.”
Autores: Paloma Pillar dos Santos Ramos, Joelson Tavares Rodrigues, Carolina Corbeceiri dos Reis, Carolina Daré Schmeing

 

Título do Trabalho: “O MONSTRO DA DISTANÁSIA: COMO ANDA O CONHECIMENTO DISCENTE A RESPEITO DA TEMÁTICA?”
Autores: Luis Davi de Oliveira Passos, Fernanda Barbosa Gomes dos Santos

 


Eixo Temático:
Saúde da Comunidade Acadêmica

 

Título do Trabalho: “SOFRIMENTO PSÍQUICO DE ESTUDANTES DE MEDICINA NO BRASIL”
Autores: Iris Alvina Guarim Soares, Laís Santana Gonçalves, Keithiany Caroline dos Santos Sávio, Maria Luzinete Alves Vanzeler, Fabiula Pereira de Andrade

 

Título do Trabalho: “RELAÇÃO ENTRE O DESENVOLVIMENTO DO TRANSTORNO DE ANSIEDADE GENERALIZADA E ACADÊMICOS DE MEDICINA”
Autores: Victoria Hamaoka de Oliveira, Anadiely Moreira, Giulia Carolina Pretto Carvalho, Vanessa Dáuria Xavier Pereira, Maria Julia Medeiros Metello, Maria Fernnanda Costa Marques Carvalho

 

Título do Trabalho: “SAÚDE MENTAL E QUALIDADE DE VIDA DE ESTUDANTES DE MEDICINA DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19: UMA REVISÃO DE LITERATURA”
Autores: Julia Fernanda Bossolan Brito, Renata Dellalibera-Joviliano, Guilherme Guimarães Leal

 

Título do Trabalho: “AUMENTO DA INCIDÊNCIA DE DEPRESSÃO ENTRE OS ESTUDANTES DE MEDICINA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19”
Autores: Ana Paula Nascimento Gontijo, Ana Beatriz Gutmacher Galvão Bueno Lemes, Danielle Lucas Cardoso, Maria Luísa do Couto Ribeiro Lopes, Joane Miguel Vale da Silva, Amanda Menezes Isaias

 

Título do Trabalho: “DISFONIA PELO HÁBITO DE FUMAR EM ACADÊMICOS”
Autores: Victoria Hamaoka de Oliveira, Iris Alvina Guarim Soares, Victor Ranzulla de Souza, Carlos Victor Gonçalves D’abadia, Angela Rubia

 


Eixo Temático:
Pesquisa e Extensão Universitária

 

Título do Trabalho: “JORNAL ANAMNESE: RELATO DE EXPERIÊNCIA”
Autores: Victoria Hamaoka de Oliveira, Vitória Maria Canton Seben, Gabrielle da Silva Pinto, Ananda Gimenez Oberthir, Maria Julia Medeiros Metello, Eliângela de Lima

 

Título do Trabalho: “PERSPECTIVA DOCENTE SOBRE POTENCIAL DE PESQUISA E DE ORIENTAÇÃO CIENTÍFICA EM UMA FACULDADE DE MEDICINA”
Autores: Gabriel Stanziola de Moraes, Luciamare Perinetti Alves Martins, Sílvia Franco da Rocha Tonhom, Teresa Prado da Silva, Maria Angélica Spadella, Lucas Rasmussen

 

Título do Trabalho: “PELO DIREITO DE EXISTIR, RESISTIR: A TRANSEXUALIDADE E SUAS TRAJETÓRIAS NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE”
Autores: Carolina Corbeceiri dos Reis, Francisco Roney Sousa Paiva, érika Fernandes Tritany, Michele Ribeiro Sgambato, Vinícius Justiniano de Oliveira, Júlia Lima Leal

 

Título do Trabalho: “IMPLEMENTAÇÃO POR ESTUDANTES DE MEDICINA DE GRUPO DE COMBATE AO TABAGISMO NO MOMENTO DE PANDEMIA”
Autores: Gabriel Stanziola de Moraes, Giovanna Amaral Alves, Luiz Alves Barreto Pereira, Giovana Irikura Cardoso, Larissa Rodrigues Borges, THAÍS EIGLER SAMPEDRO

 

Título do Trabalho: “PREVENÇÃO E TRATAMENTO DE CÂNCER EM REGIÕES DE FACE E BOCA NA CIDADE DE VENTUROSA- PERNAMBUCO: RELATO DE EXPERIÊNCIA”
Autores: Lohana Maylane Aquino Correia de Lima, Deise Louise Bohn Rhoden, Milena Mello Varela Ayres de Melo Pinheiro, Victor Leonardo Mello Varela Ayres de Melo, Rodrigo Henrique Mello Varela Ayres de Melo, Ricardo Eugenio Varela Ayres de Melo


 

 

NORMAS PARA SUBMISSÃO DOS TRABALHOS ACADÊMICOS

 


1. DO EVENTO

 

1.1. As regras a seguir dizem respeito a submissão e avaliação de resumos e apresentação e avaliação de trabalhos científicos aprovados para o 8º Congresso de Educação Médica do Centro-Oeste (COEMCO), que ocorrerá de 08, 09 e 10 de abril de 2022 no formato on-line.

 

1.2. A apresentação de trabalhos no evento é uma oportunidade para docentes e discentes de Medicina e de outros cursos da área da saúde compartilharem com a sociedade sua produção acadêmica.

 

1.3. O 8º COEMCO tem como tema central “Tecnologia de Inovação no Ensino Médico em Tempos Atuais” e seguirá os seguintes eixos temáticos, todos voltados à educação médica:
• Eixo 1 – Metodologias de Ensino-aprendizagem
• Eixo 2 – Currículo e Avaliação
• Eixo 3 – Saúde da Comunidade Acadêmica
• Eixo 4 – Pesquisa e Extensão Universitária

 

Para mais informações sobre a ênfase de cada eixo com objetivo de correlacionar o resumo a ser enviado, consultar as informações em Eixos/Temário.

 

2. DO CRONOGRAMA

 

Os prazos se encerram às 23:59 de cada dia, horário de Brasília (DF).
28/12/2021: Início do prazo de submissão dos resumos.
• 01/03/2022: Fim do prazo de submissão dos resumos.
• 21/03/2022: Divulgação dos trabalhos aprovados.
• 02/04/2022: Prazo final para envio do material de apresentação.

• 02/04/2022: Data-limite para pagamento da taxa de inscrição de ao menos um dos autores do trabalho
• 05/04/2022: Divulgação do local, data e horário de apresentação ou exposição dos trabalhos.
• 09/04/2022: Apresentação/Exposição dos trabalhos no evento.

 

3. DOS RESUMOS

 

3.1. Cada resumo poderá ser inscrito uma única vez no congresso, independentemente da categoria escolhida ou ainda que os autores ou as instituições envolvidas sejam diferentes. A identificação pelo sistema de avaliação do não cumprimento desta regra desclassificará os resumos repetidos.

 

3.2. Os resumos deverão ser assinados por, no máximo, seis autores. Não há número máximo de envio de resumos por autor.

 

3.3. Os resumos deverão versar necessariamente sobre educação médica, considerando os eixos temáticos listados no temário (ver item 1.3). Resumos relacionados exclusivamente à prática clínico assistencial serão desclassificados. Os resumos devem conter os seguintes tópicos obrigatórios, de acordo com as modalidades aceitas:

 

• Trabalho Científico (incluem estudos com metodologia qualitativa e/ou quantitativa, revisões de literatura e estudos de caso):
1. Introdução; 2. Objetivos; 3. Métodos; 4. Resultados/discussão; 5. Conclusões.

 

• Relato de Experiência (incluem experiências educacionais, de integração ensino-serviço, gestão de ensino e ações extensionistas):
1. Introdução; 2. Objetivos; 3. Relato de Experiência; 4. Reflexão sobre a experiência; 5. Conclusões ou Recomendações.

 

3.4. O resumo deve ter no máximo 3.500 caracteres considerando espaços. Não são contabilizados os caracteres do título e das palavras-chave. Não devem ser inseridas ilustrações (gráfico, tabela, quadro etc.), nem referências bibliográficas. O texto deve ser escrito de forma clara e concisa, utilizando construções lógicas e objetivas da norma culta da língua portuguesa, espanhola ou inglesa.
• O título deve limitar-se a 150 caracteres (incluindo espaços) e não utilizar siglas nem abreviações.
• O resumo deverá conter de três a cinco palavras-chave, de acordo com os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) da Biblioteca Virtual em Saúde (www.bvs.br), inseridas no campo denominado “Palavras-chave”.
• Os nomes dos tópicos já estão inseridos no sistema de submissão e não deverão ser repetidos no preenchimento dos campos.
• O uso de abreviaturas será restrito àquelas já identificadas anteriormente, por extenso, no texto do resumo.
• Para assegurar a integridade da avaliação às cegas, o corpo do resumo NÃO deve conter informações sobre os autores e as instituições envolvidas na produção acadêmica. A identificação de autoria ou instituição será motivo para desclassificação do resumo.

 

3.5. Todas as orientações apresentadas no item 3.4 devem ser seguidas com rigor, para evitar a desclassificação do resumo.

 

3.6. Pesquisas com seres humanos ou animais, nas quais estão incluídos relatos de caso, devem ser aprovadas por Comitê de Ética em Pesquisa, de acordo com Resolução do MS/CONEP nº 466/2012, Resolução CNS 580/2018 e Carta Circular do MS nº 166/2018. Esta exigência faz parte do Termo de Responsabilidade a ser firmado pelo autor na submissão do trabalho. A Resolução do CNS nº 510/2016 dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais e esclarece em seu art. 1º aquelas que não serão registradas nem avaliadas pelo sistema CEP/CONEP.

 

3.7. Os autores devem dar atenção a redação, revisão e adequação do texto. Os resumos aprovados e apresentados no evento serão publicados nos anais do congresso e NÃO serão corrigidos ou revistos pela Comissão de Trabalhos Científicos do congresso. É de exclusiva responsabilidade dos autores a correta redação durante o prazo de submissão, pois não será possível fazer correções posteriores.

 

4. DA SUBMISSÃO E AVALIAÇÃO DOS RESUMOS

 

4.1. Os resumos deverão ser submetidos por meio eletrônico pelo Painel do Congressista até a data limite de 01/03/2022. O botão/link para o envio do resumo encontra-se no final deste edital.

 

4.2. Para o envio do resumo, após realizar o login no painel do congressista, o usuário deverá acessar o menu: Trabalhos -> Enviar Trabalhos. TODOS os autores precisam estar previamente cadastrados no evento 8º COEMCO para poderem ser inseridos como autores de um trabalho. Não há necessidade de pagamento de inscrição para cadastramento de autores e submissão dos resumos.

 

4.3. Em hipótese alguma serão aceitos resumos enviados por e-mail, correspondência, fax ou qualquer outro meio de comunicação que não o estabelecido pelo item 4.1.

 

4.4. Resumos submetidos sem corpo do texto, incompletos ou em desacordo com estas normas serão REPROVADOS. Uma vez submetido o resumo, o autor responsável pela submissão terá até 01/03/2022 para realizar modificações, incluindo a exclusão ou complementação de autoria.

 

4.5. Todos os resumos submetidos e não desclassificados serão avaliados e selecionados exclusivamente pela Comissão de Trabalhos Científicos do 8º COEMCO. Os avaliadores não terão acesso às informações sobre autores ou instituições relacionadas.

 

4.6. Cada resumo será analisado por dois avaliadores, que emitirão notas segundo os critérios descritos no item 4.7. Em caso de discordância entre os avaliadores sobre o aceite do resumo, o resumo será enviado a um terceiro avaliador, sendo considerada, para fins de decisão final, a avaliação da maioria dos avaliadores.

 

4.7. A avaliação dos resumos será realizada de acordo com os seguintes critérios:
• Pertinência: resumo adequado à temática central do congresso e ao eixo escolhido para submissão;
• Integridade: resumo inclui os critérios e padrões obrigatórios da modalidade escolhida;
• Qualidade e coerência: resumo apresenta o conteúdo com clareza, metodologia adequada ao alcance dos objetivos, relato de experiência alinhado com os objetivos e integração entre os tópicos da modalidade escolhida;
• Análise e discussão: resumo apresenta reflexões, conclusões e/ou recomendações explícitas e relacionadas ao objeto de estudo/interesse;
• Relevância: resumo apresenta contribuição para desenvolvimento da educação médica, aplicação em outros contextos/instituições e/ou inovação nas práticas educacionais.

 

4.8. O resultado da avaliação dos resumos será divulgado no painel do congressista até o dia 21/03/2022.

 

4.9. Não serão enviados e-mails aos autores informando a aprovação ou reprovação dos trabalhos. A consulta deverá ser realizada pelo painel do congressista, no mesmo menu que o usuário acessou para submeter o resumo: Trabalhos -> Trabalhos Enviados.

 

4.10. Os trabalhos selecionados e aprovados deverão ser apresentados no formato/template indicado pela Comissão de Trabalhos Científicos no painel do congressista: APRESENTAÇÃO ORAL ou PÔSTER.

 

4.11. Serão selecionados para apresentação na modalidade Apresentação Oral os trabalhos indicados pelos avaliadores para este formato.

 

4.12. O quantitativo de trabalhos selecionados para apresentação será definido considerando a disponibilidade de salas do evento.

 

5. DA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

 

5.1. Os trabalhos aprovados como Pôster ficarão expostos na plataforma virtual do 8º COEMCO durante todo o evento. Não haverá apresentação em sala para os trabalhos na modalidade Pôster.

 

5.2. Os trabalhos aprovados na modalidade Apresentação Oral ficarão expostos na plataforma virtual durante todo o evento e serão apresentados no 8º COEMCO em local, dia e horário a serem definidos pela Comissão Organizadora.

 

5.3. A exposição ou apresentação dos trabalhos aprovados durante o congresso será condicionada ao envio do material de apresentação e ao pagamento da taxa de inscrição de ao menos um dos autores até o dia 02/04/2022.

 

5.4. Os materiais de apresentação dos trabalhos do 8º COEMCO deverão obedecer aos padrões visuais e de estrutura definidos pela Comissão Organizadora e disponibilizados no momento da divulgação dos resultados. O envio de trabalhos em outro formato acarretará sua desclassificação.

 

PÔSTERES SIMPLES:
• Os pôsteres devem ter 1920 pixels de largura por 1080 pixels de altura e serem autoexplicativos, contendo fotos, gráficos, figuras e tabelas se necessário. O formato de salvamento do arquivo final (Pôster) deverá obrigatoriamente ser “.jpge”
• O download do arquivo .zip contendo os templates para Relato de Experiência e Trabalho científico estará disponível no painel do congressista, na tela de envio do material de apresentação.
• As peças devem seguir os padrões de fonte e corpo de letra dos templates disponibilizados.

APRESENTAÇÕES ORAIS:
• Confira o tutorial de como fazer a criação de conta e upload do vídeo no Vimeo: https://encontrodigital.com.br/tutorial/vimeo
• Os vídeos devem ter no máximo 5 minutos de duração; A gravação deverá ser feita na horizontal e em Full HD (1920 pixels de largura por 1080 pixels de altura). A estrutura do vídeo é livre em termos de local, apresentação e uso de outros recursos, como slides.
• Antes de enviar o material, revise a produção para adequar, se necessário, som, imagem, iluminação e tempo total. Confira aqui 7 dicas para gravar seu vídeo em casa: https://vimeo.com/454927674
• É obrigatório, dentro da plataforma Vimeo, deixar o vídeo como “público”.

 

5.5. O título deverá ser o mesmo do resumo e colocado em destaque. Deverão necessariamente constar no material final: o nome dos autores; laboratório/departamento e instituição (afiliação); e, no caso de suporte financeiro, deve ser incluído o logotipo da agência de fomento. A inserção de referências bibliográficas é opcional.

 

5.6. O material final (pôster ou apresentação oral) deverá ser estruturado seguindo as regras descritas acima e as orientações dos tutoriais. O envio do arquivo do pôster (arquivo .jpeg) ou do link do vídeo da plataforma Vimeo deverá ser realizado exclusivamente por meio do painel do congressista até o dia: 02/04/2022.

 

5.7. É obrigatória a presença de um dos autores no dia definido para a exibição da Apresentação Oral para esclarecimento de eventuais dúvidas da Comissão Julgadora e/ou do público em geral. A responsabilidade de compartilhamento do material a ser exibido na apresentação é do(s) autor(es) do trabalho.

 

5.8. O tempo máximo para Apresentação Oral será de 5 minutos, com 3 minutos de acréscimo para esclarecimento de dúvidas. O cumprimento deste requisito será considerado na avaliação do trabalho.

 

5.9. O julgamento da apresentação é de inteira responsabilidade da Comissão de Trabalhos Científicos, segundo os critérios a seguir:
• Relevância científica do trabalho para a educação médica;
• Clareza, objetividade e transmissão de conteúdo na exposição;
• Resposta adequada à arguição da comissão julgadora;
• Clareza e articulação dos itens do trabalho.

 

5.10. A nota final do trabalho corresponderá à média aritmética da nota atribuída pelos avaliadores do resumo e avaliadores das apresentações orais, quando pertinente.

 

5.11. Em casos de empate, prevalecerá o trabalho com maior nota pela apresentação. Permanecendo o empate, prevalecerão como critérios, nesta ordem: relevância científica do trabalho para a educação médica, clareza, objetividade e transmissão de conteúdo na exposição; resposta adequada à arguição da comissão julgadora e clareza e articulação dos itens do trabalho.

 

6. DAS PREMIAÇÕES

 

6.1. Serão premiados os trabalhos com melhor avaliação nas duas modalidades: Pôster e Apresentação Oral.
• Nas modalidades Pôster serão premiados com menção honrosa (certificado de prêmio) até cinco trabalhos de cada eixo temático, sem haver indicação de sua colocação.
• Na modalidade Apresentação Oral, serão premiados os três melhores trabalhos apresentados com menção honrosa (certificado de prêmio). O trabalho, nesta modalidade, que apresentar maior nota na avaliação final receberá isenção da taxa de publicação na RBEM. Nesses casos, os trâmites para esse processo deverão seguir os trâmites habituais para submissão e publicação no periódico, de maneira que a isenção da taxa deverá ser solicitada à Secretaria da ABEM em caso de aceite do artigo.

 

6.2. Os premiados serão anunciados na cerimônia de encerramento do evento, não cabendo recurso aos não premiados.

 

7. DOS CERTIFICADOS

 

7.1. Serão fornecidos certificados de apresentação da Apresentação Oral para os trabalhos que tiveram a presença de pelo menos um dos autores na ocasião da apresentação. No caso do formato Pôster é obrigatória a participação de pelo menos um dos autores durante o período do evento. Os certificados são fornecidos para o trabalho, constando o nome de todos os autores. Não há certificado individual por autor/apresentador.

 

7.2. Os certificados estarão disponíveis no painel do congressista do evento um mês após o evento.

 

8. DISPOSIÇÕES FINAIS

 

8.1. A Comissão Organizadora reserva-se o direito de cancelar, interromper, suspender ou adiar a submissão, a seleção e/ou a apresentação dos trabalhos, no todo ou em parte, em caso fortuito ou de força maior.

 

8.2. Os autores dos trabalhos reconhecem e declaram, assumindo todas as responsabilidades legais, de forma irrevogável e irretratável, que todas as informações fornecidas, bem como o conteúdo do trabalho inscrito e as condições do Termo de Responsabilidade na submissão, são verdadeiras, próprias e originais.

 

8.3. As Comissões Organizadora e de Trabalhos Científicos são incontestavelmente soberanas nas suas decisões, inexistindo a possibilidade de recursos às suas decisões.

 

8.4. Ao enviar o resumo para seleção, os autores autorizam as Comissões Organizadora e de Trabalhos Científicos a publicarem ou divulgarem o trabalho, não cabendo qualquer pagamento por direitos autorais.

 

8.5. A submissão de qualquer resumo, desde que cumprindo os requisitos apresentados, já caracteriza a aceitação irrestrita de todas as regras aqui previstas.

 

8.6. Os casos omissos serão analisados pela Comissão Organizadora.