Trabalhos Acadêmicos

Edital de Submissão de Trabalhos Acadêmicos
9º Congresso de Educação Médica do Centro-Oeste | COEMCO


1. DO EVENTO
1.1. As regras a seguir dizem respeito à submissão de trabalhos científicos para o 9º Congresso de Educação Médica do Centro-Oeste (9º COEMCO), que ocorrerá nos dias 16, 17 e 18 de maio de 2024, em Brasília, DF.

1.2. A apresentação de trabalhos no evento é uma oportunidade para docentes e discentes de Medicina e de outros cursos da área da saúde compartilharem com a sociedade sua produção científica e relatos de experiências.

1.3. O 9º COEMCO tem como tema central: “Educação médica em defesa da vida: fortalecendo o SUS no Centro-Oeste” e a apresentação dos trabalhos deverá seguir os seguintes eixos temáticos, todos voltados para contribuições à educação médica:

– Eixo 1 – Práticas pedagógicas na educação médica para o fortalecimento do SUS:
Práticas pedagógicas na educação médica para o fortalecimento do SUS: Temas relacionados a práticas docentes inovadoras (métodos de ensino, avaliação, organização do trabalho docente). Preceptoria. Mentoria. Residência. Teorias educacionais. Integração ensino, pesquisa e extensão. Formação docente.

– Eixo 2 – Educação médica em defesa da vida:
Educação médica em defesa da vida: Temas relacionados à saúde mental discente e docente. Saúde e educação das populações negra, LGBTQIA+, pessoas com deficiência, indígena, rural e refugiados. Educação ambiental. Exposição a poluentes e outros químicos que afetem a saúde.

– Eixo 3 – Gestão do trabalho e da educação na saúde:
Gestão do trabalho e da educação na saúde: Médicos pelo Brasil. Regimentos, diretrizes, portarias e outros documentos. Ética. Mídias sociais. Integração vertical e horizontal. Interprofissionalidade. Saúde digital. Programa de Educação tutorial. Políticas de residências. Força de trabalho na Medicina. Formação de especialistas. Curricularização da Extensão.

 

2. DO CRONOGRAMA
Os prazos de submissão de trabalhos se encerram às 23h59min de cada dia, horário de Brasília (DF).

• 17/01/2024: Início do prazo de submissão dos resumos.
• 03/03/2024 (Prorrogado para: 24/03/2024): Fim do prazo de submissão dos resumos.
• 15/04/2024: Divulgação dos trabalhos aprovados.
• 01/05/2024: Data-limite para pagamento da taxa de inscrição de ao menos um dos autores e prazo final para envio do material de apresentação. 
• 13/05/2024: Divulgação do local, data e horário de apresentação dos trabalhos (Painel do Congressista).

 

3. DOS RESUMOS
3.1. Cada resumo poderá ser inscrito uma única vez no congresso, independentemente da categoria escolhida ou ainda que os autores ou as instituições envolvidas sejam diferentes. A identificação pelo sistema de avaliação do não cumprimento desta regra desclassificará os resumos repetidos.

3.2. Os resumos deverão ser assinados por, no máximo, seis autores. Não há número máximo de envio de resumos por autor ou coautor.

3.3. Os resumos deverão versar prioritariamente sobre educação médica, considerando os núcleos temáticos listados no temário (ver item 1.3). Resumos relacionados exclusivamente à prática clínico assistencial serão desclassificados. Os resumos devem conter os seguintes tópicos obrigatórios, de acordo com as modalidades aceitas:

• Trabalho Científico (incluem estudos com metodologia qualitativa e/ou quantitativa, revisões de literatura e estudos de caso):
1. Introdução; 2. Objetivos; 3. Métodos; 4. Resultados/discussão; 5. Conclusões ou Considerações Finais.

• Relato de Experiência (incluem experiências educacionais, de integração ensino-serviço, gestão de ensino e ações extensionistas):
1. Introdução; 2. Objetivos; 3. Relato de Experiência; 4. Reflexão sobre a experiência; 5. Conclusões ou Recomendações.

3.4. O resumo deve ter no máximo 3.500 caracteres incluindo espaços. Não são contabilizados os caracteres do título e das palavras-chave. Não devem ser inseridas ilustrações (gráfico, tabela, quadro etc.), nem referências bibliográficas. O texto deve ser escrito de forma clara e concisa, utilizando construções lógicas e objetivas da norma culta da língua portuguesa.

• O título deve limitar-se a 150 caracteres (incluindo espaços) e não utilizar siglas nem abreviações.
• O resumo deverá conter de três a cinco palavras-chave, de acordo com os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) da Biblioteca Virtual em Saúde (https://decs.bvsalud.org), inseridas no campo denominado “Palavras-chave”.
• Os nomes dos tópicos já estão inseridos no sistema de submissão e não deverão ser repetidos no preenchimento dos campos.
• O uso de abreviaturas será restrito àquelas já identificadas anteriormente, por extenso, no texto do resumo.
• Para assegurar a integridade da avaliação às cegas, o corpo do resumo NÃO deve conter informações sobre os autores e as instituições envolvidas na produção acadêmica. A identificação de autoria ou instituição será motivo para desclassificação do resumo.

3.5. Pesquisas com seres humanos ou animais, nas quais estão incluídos relatos de caso, devem ser aprovadas por Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), de acordo com Resolução do Ministério da Saúde (MS)/ Conselho Nacional de Saúde (CNS)/ Comitê Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) nº 466/2012, Resolução CNS 580/2018 e Carta Circular do MS nº 166/2018. Esta exigência faz parte do Termo de Responsabilidade a ser firmado pelo autor na submissão do trabalho. A Resolução do CNS nº 510/2016 dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais e esclarece em seu artigo 1º aquelas que não serão registradas nem avaliadas pelo sistema CEP/CONEP.

3.6. Os autores devem dar atenção a redação, revisão e adequação do texto. Os resumos aprovados e apresentados no evento serão publicados nos anais do congresso e NÃO serão corrigidos ou revistos pela Comissão de Trabalhos Científicos do congresso. É de exclusiva responsabilidade dos autores a correta redação durante o prazo de submissão, pois não será possível fazer correções posteriores.

 

4. DA SUBMISSÃO E AVALIAÇÃO DOS RESUMOS
4.1. Os resumos deverão ser submetidos por meio eletrônico pelo Painel do Congressista até a data limite de 03/03/2024.

4.2. Para o envio do resumo, após realizar o login no painel do congressista, o usuário deverá acessar o menu: Trabalhos -> Enviar Trabalhos. TODOS os autores precisam estar previamente cadastrados no evento 9º COEMCO para poderem ser inseridos como autores de um trabalho. Não há necessidade de pagamento de inscrição para cadastramento de autores e submissão dos resumos.

4.3. Em hipótese alguma serão aceitos resumos enviados por e-mail, correspondência, fax ou qualquer outro meio de comunicação que não o estabelecido pelo item 4.1.

4.4. Resumos submetidos sem corpo do texto, incompletos ou em desacordo com estas normas serão REPROVADOS. Uma vez submetido o resumo, o autor responsável pela submissão terá até 03/03/2024 para realizar modificações, incluindo a exclusão ou complementação de autoria.

4.5. Todos os resumos submetidos e não desclassificados serão avaliados e selecionados exclusivamente pela Comissão de Trabalhos Científicos do 9º COEMCO. Os avaliadores não terão acesso às informações sobre autores ou instituições relacionadas.

4.6. Cada resumo será analisado por dois avaliadores que emitirão notas segundo os critérios descritos no item 4.7. Em caso de discordância entre os avaliadores sobre o aceite do resumo, o resumo será enviado a um terceiro avaliador, sendo considerada, para fins de decisão final, a avaliação da maioria dos avaliadores.

4.7. A avaliação dos resumos será realizada de acordo com os seguintes critérios:

• Pertinência: resumo adequado aos núcleos temáticos do congresso e ao eixo escolhido para submissão;

• Integridade: resumo inclui os critérios e padrões obrigatórios da modalidade escolhida;
• Qualidade e coerência: resumo apresenta o conteúdo com clareza, metodologia adequada ao alcance dos objetivos, relato de experiência alinhado com os objetivos e integração entre os tópicos da modalidade escolhida;
• Análise e discussão: resumo apresenta reflexões, conclusões e/ou recomendações explícitas e relacionadas ao objeto de estudo/interesse;
• Relevância: resumo apresenta contribuição para desenvolvimento da educação médica, aplicação em outros contextos/instituições e/ou inovação nas práticas educacionais.

4.8. O resultado da avaliação dos resumos será divulgado no painel do congressista até o dia 01/04/2024 (Errata: conforme consta no cronograma presente no item 2 deste edital, o resultado da avaliação dos resumos será divulgado até o dia 15/04/2024).

4.9. Não serão enviados e-mails aos autores informando a aprovação ou reprovação dos trabalhos. A consulta deverá ser realizada no painel do congressista, no mesmo menu que o usuário acessou para submeter o resumo: Trabalhos -> Trabalhos Enviados.

4.10. Os trabalhos selecionados e aprovados para apresentação oral deverão ser apresentados pelo autor ou coautor designado em local previamente determinado pela Comissão de Trabalhos Científicos.

 

5. DA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS
5.1. Os trabalhos aprovados na modalidade Pôster serão expostos no evento em local, dia e horário a ser definido pela Comissão Executiva. Os trabalhos aprovados na modalidade Apresentação Oral serão apresentados e avaliados em local, dia e horário a ser definido pela Comissão Executiva.

5.2. Apresentação dos trabalhos aprovados durante o Congresso será condicionada ao pagamento da taxa de inscrição de ao menos um dos autores até o dia 01/05/2024.

5.3. Os materiais de apresentação dos trabalhos do 9º COEMCO deverão obedecer aos padrões visuais e de estrutura definidos pela Comissão de Trabalhos Científicos e disponibilizados no momento da divulgação dos resultados. O envio de trabalhos em outro formato acarretará sua desclassificação.

5.4. Os modelos de apresentação dos trabalhos serão disponibilizados no Painel do Congressista, após a divulgação dos resultados. O botão para download do modelo estará disponível nas informações de cada trabalho, na tela de envio do material de apresentação.


PÔSTERES:

• Os pôsteres devem ter 120 cm de altura por 90 cm de largura e serem auto explicativos, contendo fotos, gráficos, figuras e tabelas se necessário. A confecção e impressão do pôster é uma responsabilidade exclusiva dos autores.


APRESENTAÇÕES ORAIS:

• As apresentações orais devem ser acompanhadas de arquivos no formato .PDF, enviados antecipadamente, que ofereçam suporte à fala dos autores.
• As peças devem seguir os padrões de fonte e corpo de letra dos templates disponibilizados e, no caso de necessidade de alteração dos modelos, deverão ser legíveis a pelo menos 2 metros de distância.


5.5.
O título deverá ser o mesmo do resumo e colocado em destaque. Deverão necessariamente constar no material final: o nome dos autores; laboratório/departamento e instituição (afiliação); e, no caso de suporte financeiro, deve ser incluído o logotipo da agência de fomento. A inserção de referências bibliográficas é opcional.

5.6. É obrigatória a presença de um dos autores, o qual deverá estar inscrito no congresso, no dia definido para a exibição do material referente ao Pôster ou Apresentação Oral para esclarecimento de eventuais dúvidas da Comissão Julgadora e/ou do público em geral.

5.7. O tempo máximo para apresentação dos trabalhos selecionados para Apresentação Oral será de 10 minutos.

5.8. O julgamento da apresentação é de inteira responsabilidade da Comissão de Trabalhos Científicos, segundo os critérios a seguir:

• Relevância científica do trabalho para a educação médica;
• Clareza, objetividade e transmissão de conteúdo na exposição;
• Resposta adequada à arguição da comissão julgadora;
• Clareza e articulação dos itens do trabalho.

5.9. A nota final do trabalho corresponderá à média aritmética da nota atribuída pelos avaliadores do resumo e avaliadores das apresentações.

5.10. Em casos de empate, prevalecerá o trabalho com maior nota pela apresentação (NA). Permanecendo o empate, prevalecerão como critérios, nesta ordem: 
• Relevância científica do trabalho para a educação médica;
• Clareza, objetividade e transmissão de conteúdo na exposição;
• Resposta adequada à arguição da comissão julgadora;
• Clareza e articulação dos itens do trabalho.

5.11. As apresentações de pôsteres serão realizadas em horários estabelecidos pela Comissão de Trabalhos Científicos.

 

6. DAS PREMIAÇÕES
6.1. Serão premiados os trabalhos com melhor avaliação nas duas modalidades: Pôster e Apresentação Oral.

• Na modalidade Pôster, serão premiados com menção honrosa (certificado de prêmio) até cinco trabalhos de cada eixo temático, sem haver indicação de sua colocação.
• Na modalidade Apresentação Oral, serão premiados os três melhores trabalhos apresentados com menção honrosa (certificado de prêmio). O trabalho, nesta modalidade, que apresentar maior nota na avaliação final receberá isenção da taxa de publicação na RBEM. Nesses casos, os trâmites para esse processo deverão seguir os trâmites habituais para submissão e publicação no periódico, de maneira que a isenção da taxa deverá ser solicitada à Secretaria da ABEM em caso de aceite do artigo.

6.2. Os premiados serão anunciados na cerimônia de encerramento do evento, não cabendo recurso aos não premiados.

 

7. DOS CERTIFICADOS
7.1. Serão fornecidos certificados de apresentação para os trabalhos que tiveram a presença de pelo menos um dos autores na ocasião da apresentação. Os certificados são fornecidos para o trabalho, constando o nome de todos os autores. Não há certificado individual por autor/apresentador.

7.2. Os certificados estarão disponíveis no sistema em até 30 dias após término do evento.

 

8. DISPOSIÇÕES FINAIS
8.1. A Comissão Executiva reserva-se o direito de cancelar, interromper, suspender ou adiar a submissão, a seleção e/ou a apresentação dos trabalhos, no todo ou em parte, em caso fortuito ou de força maior.

8.2. Os autores dos trabalhos reconhecem e declaram, assumindo todas as responsabilidades legais, de forma irrevogável e irretratável, que todas as informações fornecidas, bem como o conteúdo do trabalho inscrito e as condições do Termo de Responsabilidade na submissão, são verdadeiras, próprias e originais.

8.3. As Comissões Executiva e de Trabalhos Científicos são incontestavelmente soberanas nas suas decisões, inexistindo a possibilidade de recursos às suas decisões.

8.4. Ao enviar o resumo para seleção, os autores autorizam as Comissões Executiva e de Trabalhos Científicos a publicarem ou divulgarem o trabalho, não cabendo qualquer pagamento por direitos autorais.

8.5. A submissão de qualquer resumo, desde que cumprindo os requisitos apresentados, já caracteriza a aceitação irrestrita de todas as regras aqui previstas.

8.6. Os casos omissos serão analisados pela Comissão Executiva.

 

17 de janeiro de 2024
Comissão de Trabalhos Científicos do 9º COEMCO